quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CONFIRAM "MANIFESTAÇÕES NO BRASIL AMANHÃ - SERÁ QUE O BICHO PEGA ? (DIÁRIO DO COMÉRCIO - 06/09/12)"


 






 

MANIFESTAÇÕES NO BRASIL AMANHÃ - SERÁ QUE O BICHO PEGA ? (DIÁRIO DO COMÉRCIO - 06/09/12)

por Reforma Política Já, Quinta, 6 de Setembro de 2012 às 13:19 ·

por Armando C. Serra Negra - Diário do Comércio

www.dcomercio.com.br

Animados com o desenrolar do julgamento do Mensalão, causa dominante nas manifestações públicas anticorrupção, os grupos sociais prometem sair às ruas novamente no feriado de amanhã. “Temos confirmadas 70 cidades em todo o Brasil, estimando o comparecimento de 300 mil pessoas nas ruas; mas a avaliação está longe de concretizar-se, pois a maioria dos internautas apertam o botão de presença mas não comparecem”, confere Carla Zambelli do grupo Nas Ruas/SP. Ela se refere ao slacktivism, ou “ativismo preguiçoso”: militar sem sair de casa. “Protestar só na rede também vale”, diz ela. Carla acredita que pelo menos 500 pessoas marcarão presença no MASP amanhã, a partir das 14h. Em pauta: 1) justiça no julgamento do Mensalão; 2) fim do voto secreto parlamentar; 3) homenagem à ministra Eliana Calmon.

No Rio de Janeiro os grupos não se organizaram: “O julgamento do Mensalão está rolando, e por isso temos fé que, no próximo feriado (12 de outubro), sairemos para aplaudir o trabalho do STF (Supremo Tribunal Federal)”, diz Marcelo Medeiros, do grupo 31 de Julho.

A animação maior será em Brasília, berço dos movimentos de protesto online. Foi lá que no ano passado as irmãs Lucianna e Daniella Kalil se surpreenderam com 30 mil pessoas comparecendo à sua “Marcha Contra a Corrupção” – o evento pioneiro lançado no Brasil por meio do Facebook. “Tínhamos visto no Dia Internacional Contra a Corrupção (09 de dezembro) um evento bacana, o pessoal caminhando e andando de bicicleta, mas sem nenhum apelo nas redes sociais; então criamos a página, marcando o evento para o dia sete de setembro”, lembra Daniella. Até o dia 31 de agosto, quando a Câmara dos Deputados absolveu Jacqueline Roriz (PMN/DF), mesmo após ser filmada recebendo propina, o convite chegara a três mil pessoas. Mas no dia seguinte o número subiu rapidamente para sete mil.

“O convite começou a espalhar-se espantosamente, como se fosse o relógio do Impostômetro; em apenas uma semana, no dia 7 de setembro, chegou a 200 mil pessoas. Foi uma emoção ver a multidão chegando de camiseta preta (sugerida para o evento) na Esplanada dos Ministérios”, recorda. Ao longo dessa semana outros grupos também começaram a pipocar na rede, em todo o Brasil, garantindo uma passeata, em São Paulo, de três mil pessoas. Embora um pouco afastadas da militância, e “sua” Marcha tendo adquirido vida própria, elas acreditam que a manifestação anticorrupção de amanhã, em Brasília, repetirá o sucesso do ano passado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário