segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONFIRAM "Ministra Eliana Calmon recebe homenagem no TRE-BA"



Conselho Nacional de Justiça
Ministra Eliana Calmon recebe homenagem no TRE-BA
Plantão | Publicada em 03/10/2011 às 17h31m
João Pedro Pitombo, da Agência A Tarde, especial para O Globo
SALVADOR - Pivô de uma crise na cúpula do Judiciário, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon recebeu homenagem nesta segunda-feira, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em entrevista concedida na semana passada, a ministra, que é baiana, fez críticas à tentativa de redução do poder de investigação do CNJ e afirmou que o Judiciário possui "bandidos escondidos atrás da toga". O STF deve julgar nas próximas semanas a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para tirar do CNJ o poder de punir juízes por má conduta
A entrevista da ministra gerou reações dentro do próprio CNJ, que divulgou nota classificando as declarações de "levianas". O presidente STF, Cezar Peluzo, e a AMB também se manifestaram contrariamente ao que foi dito pela ministra . Diante de tamanha repercussão, a solenidade de posse dos juízes Paulo Pimenta e Mônica Aguiar no TRE-BA acabou se transformando em uma homenagem a Eliana, que prestigiou o evento. Por meio de sua assessoria, a corregedora afirmou que só irá dar novas declarações sobre o assunto após o julgamento do STF.
Recém-empossada no TRE, a juíza Mônica Aguiar classificou Eliana como uma de suas principais referências e destacou a trajetória da magistrada como primeira mulher a integrar o TRE na Bahia, há 25 anos, e a ser empossada no STJ.
- A senhora é um paradigma como magistrada e orgulha esta terra com a sua coragem - declarou à corregedora.
O vice-presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, saiu em defesa da ministra e afirmou que Eliana Calmon é uma das principais reservas morais do Judiciário brasileiro.
- Sabemos que as suas manifestações são no sentido de trazer o bem para a magistratura - pontuou.
O Procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, também manifestou em discurso o seu apoio à corregedora, destacando a bravura e o comprometimento da magistrada.
- Suas palavras representam o que o povo brasileiro pensa e quer dizer - destacou.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/03/ministra-eliana-calmon-recebe-homenagem-no-tre-ba-925493696.asp#ixzz1Zl2wEpla
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Um comentário:

  1. FONTE/CONEXÃO: http://www.observadorpolitico.org.br/grupos/politica-2/forum/topic/nota-de-apoio/


    Por gracias ferraz, em 28/09/2011 às 14:17, 6 comentários.
    Tags:
    • • RSS
    • Imprimir
    Compartilhe


    Manifesto o meu total apoio à digna Ministra Eliana Calmon, que teve a coragem de afirmar que os tribunais estão contaminados por bandidos de toga, uma verdade incontestável, conhecida por todos os advogados e por quem precisa recorrer ao Poder Judiciário.
    Lamentavelmente, todos os três poderes estão infiltrados por verdadeiros bandidos e é indispensável que hajam medidas moralizadoras, como a Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular.
    Outrossim, repudio a moção de crítica que o des. César Peluso dirigiu à nobre Ministra, pois a sua intenção parece ser evitar a atividade do Conselho Nacional de Justiça, que tem punido juízes corruptos, conforme notícias transmitidas nos noticiários.
    BRASILEIROS DECENTES

    ResponderExcluir