segunda-feira, 30 de abril de 2012

PARTE I - PRIORIZAÇÃO OBRAS SOCIAIS X DOAÇÃO DE TERRENO GENTRIFIZAÇÃO/RENOVAÇÃO URBANA: UM ASPECTO POUCO CONSIDERADO




PRIORIZAÇÃO OBRAS SOCIAIS X DOAÇÃO DE TERRENO GENTRIFICAÇÃO/RENOVAÇÃO URBANA:
UM ASPECTO POUCO CONSIDERADO

Amigos
Curiosamente, após fazer uma pesquisa na internet sobre o tema “DOAÇÃO DE TERRENO AO INSTITUTO LULA”, encontrei cerca de quatro matérias publicadas pela mídia convencional e pela nova mídia, abordando principalmente a questão da “RES PUBLICA” (Coisa Pública) sendo, mais uma vez, preterida. Entretanto, lendo uma das matérias, uma delas se aprofundou mais na questão, como se pode identificar no texto abaixo:
“A eventual concessão desta área pública de mais de 4,3 mil m2, é estimada pelo mercado em cerca de R$ 20 milhões, numa região que passa por intenso processo de requalificação e consequente valorização”.
E eu, que sou de outro Estado, tive minha atenção atraída para a parte grifada deste texto onde podemos observar um intenso processo de requalificação. Desculpe-me se isto pode parecer uma pergunta óbvia, mas alguém sabe “Qual requalificação está acontecendo no Bairro Luz?
Aproveitei o ensejo e fiz uma nova pesquisa na internet onde encontrei alguns termos utilizados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, os quais também são empregados por diversas áreas afins: como gentrificação e renovação urbana?
Técnica e politicamente, com qual significado tais processos urbanos melhor se relacionariam com a doação do terreno, pelo Prefeito Kassab, para o Instituto Lula.




AMETHYST






Nenhum comentário:

Postar um comentário