sábado, 31 de dezembro de 2011

PRIMEIRO CONGRESSO ANTICORRUPÇÃO: Movimento de luta contra corrupção define seus alvos para 2012




Movimento de luta contra corrupção define seus alvos para 2012
14/12/2011 | 17h42min


Para manter ativo o movimento contra as fraudes com dinheiro público, grupos de internet definiram neste fim de semana, propostas a serem levadas adiante, depois de participarem, em São Paulo, do 1º Congresso Contra a Corrupção, na sexta-feira (9) – evento em que se celebrou o Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 9 de dezembro de 2003, com a assinatura de 110 países.
Com base nos debates do congresso, organizado pelo movimento da web contra a corrupção Nas Ruas, esses grupos decidiram lutar pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, em avaliação no Supremo Tribunal Federal (STF), exigir o fim do voto secreto no Congresso, para que seja apenas aberto em todas as votações dos parlamentares, além de participação mais ativa do Ministério Público e da Receita Federal em favor de mais transparência nos casos suspeitos de ilegalidade e, por fim, conseguir aprovar uma lei que dê mais celeridade aos processos contra corruptos e corruptores.
O congresso teve o apoio de outros grupos de internet contra a corrupção, entre eles o Mudança Já, o 31 de Julho e o Revoltados On-line. Participaram da mesa do evento o jurista, ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo, o também jurista Dirceo Torrecillas, os cientistas políticos Humberto Dantas e José Álvaro Moisés, e os professores de Direito Jean Menezes de Aguiar e Thaís Cavalcanti.
Para impedir a corrupção e a impunidade, os expositores sustentaram a necessidade de mudanças em leis, como na eleitoral, em especial em favor da criação do voto distrital misto e do financiamento das campanhas eleitorais pelo Estado e pelas pessoas físicas. Demonstraram que o Ministério Público pode ser mais investigativo em casos de suspeita de corrupção e, ainda, que a Receita Federal tem de divulgar com transparência a evolução patrimonial de políticos e autoridades dos três poderes.
O congresso foi filmado, gravado e divulgado pela internet enquanto ocorria. No sábado, os grupos da web anticorrupção avaliaram as propostas feitas pelos integrantes da mesa do congresso e decidiram, por enquanto, pôr o foco em quatro delas. "No momento, vamos lutar pela aprovação do Ficha Limpa e fazer mais três exigências: fim do voto secreto de parlamentares, criação de lei que apresse o julgamento de processos de casos de corrupção e participação mais ativa e transparente do Ministério Público e da Receita nessas questões", disse Carla Zambelli, fundadora e porta-voz do Nas Ruas.
Segundo ela, esses temas devem atrair a adesão de novos internautas à causa contra a corrupção no País. E acrescentou: "Ao mesmo tempo, vamos continuar a debater na web as questões relacionadas à reforma política." Os grupos prometem aumentar a pressão sobre o Congresso Nacional, STF, Receita Federal e Ministério Público, para conseguir mudanças que impeçam a corrupção e a impunidade.
Nova manifestação
Além da prometida pressão sobre autoridades e entidades pública, os grupos programam nova manifestação contra a corrupção para o dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. "Somos vários grupos. Cada um preserva sua identidade, mas atuamos unidos quando organizamos manifestações e pressionamos autoridades para extinguir a corrupção", disse Marcelo Reis, líder do Revoltados On-line.
Passeata
A União Contra a Corrupção, que reúne 13 grupos de internet, entre eles o Revoltados On-line e o Mudança Já, realizaram concentração no vão do Masp, na sexta-feira, em São Paulo, para celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção. Apesar da chuva, os quase 500 manifestantes realizaram passeata pela Avenida Paulista, exigindo o fim da impunidade e da corrupção no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário